Friday, February 16, 2007

olha a Neca e a Evinha!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


Soap Opera
Organização: Theatro Circo de Braga
Local: Sala Principal do Theatro Circo de Braga
Avenida Liberdade (ver mapa)


Data: 16 de Fevereiro (Sexta feira)
Horário:
21.30h





Evento inserido em: Programação do Teatro Circo


___________________________________________________________

O Theatro Circo, em Braga, acolhe a 15 e 16 de Fevereiro (quinta e sexta-feira, 21h30) a primeira produção musical feita na cidade e desenhada para o palco principal deste complexo cultural. Trata-se de uma 'soap opera', desenvolvida pelo Conservatório de Música Calouste Gulbenkian a partir dos álbuns 'A Night at the Opera' e 'A Day at the Races', da mítica banda 'Queen'.

Tendo como protagonistas os alunos do Terceiro Ciclo do Ensino Básico e do Secundário – utilizando a nomenclatura do paralelismo pedagógico que o Conservatório de Braga confere – o espectáculo consubstanciam-se numa recriação de quinze temas da intemporal banda britânica.

As duas sessões deste espectáculo – com ingressos a 10 euros e lotação praticamente esgotada – dão também cumprimento a objectivos da “Theatro Circo, SA”: fomentar e induzir a produção e co-produção de conteúdos culturais de iniciativa local e regional.

Pretendendo a conjugação das várias áreas artísticas leccionadas pelo Conservatório Calouste Gulbenkian, designadamente dança, encenação, orquestra e canto, esta “soap opera” é exclusivamente interpretada e representada por formandos da instituição.

«Preferimos que, em determinada área, o desempenho possa ter, eventualmente, um pouco menos de qualidade em vez de contratar um profissional para desempenhar o papel», justifica Carlos Meireles, vice-presidente do Concelho Executivo do conservatório e, também ele, impulsionador do projecto.

Com direcção musical do maestro Paulo Matos, direcção vocal de Joana Araújo e Catarina Braga, direcção coral de Madalena Duarte e coreografia de Filomena Vasconcelos e Cristina Cardoso, o projecto – que envolve 46 elementos na orquestra, 36 elementos no coro, 11 solistas e 12 bailarinos –, surgiu como desafio ao docente André Ruiz para transcrever e orquestrar os temas dos “Queen” que agora compõem o espectáculo e de que se destacam “Bohemian Rhapsody”, “Somebody To Love”, “Love Of My Life” ou “Good Old Fashioned Lover Boy”.

Com um percurso iniciado em 2003, com o musical “Baby’s in Arms”, o Conservatório da Música Calouste Gulbenkian avança agora, pela primeira vez, após a apresentação dos musicais “The Sound of Music” (2004), “The Music Man” (2005) e da ópera “Dido e Eneida” (2006), com um espectáculo rock.

«Para um conservatório, onde se aprende música erudita, pode parecer um pouco estranho, mas não é», alega Carlos Meireles: «no início, pretendia-se o desenvolvimento de uma relação com a ópera e com a música clássica, mas consideramos que o contacto com outros áreas musicais também é importante».

Encenada por Manuela Ferreira, a “soap opera” desenvolve-se em torno de uma família que ocupa o quotidiano entre o sofá e o televisor. Pelo palco passa uma mãe cansada da rotina doméstica, uma filha adolescente que se apaixona por uma estrela “pop”, um pai ausente que se reinventa na criação de cenários de fantasia, uma outra filha adolescente que acredita viver dentro de um anúncio publicitário, e o respectivo namorado, objecto da paixão de uma terceira filha.

Neste contexto, as personagens desfilam num território de espaço e tempo onde a acção desenha um enredo carregado de clichés e lugares comuns, inspirado nos argumentos das novelas televisivas.

«Aqui, o jogo teatral, que se mostra de uma forma mais ou menos explícita, pretende ser capaz de demonstrar o efeito hipnótico da televivência e recuperar um espaço entre o palco e a plateia onde a ilusão dá lugar à comunicação», explica Manuela Ferreira.

(texto: Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal de Braga)

Direcção musical: Paulo Matos
Direcção vocal: Joana Araújo/Catarina Braga Direcção coral: Madalena Duarte
Transcrição e orquestração: André Ruiz
Encenação e direcção plástica: Manuela Ferreira
Coreografia: Filomena Vasconcelos/Cristina Cardoso
Cenotecnia: Marta Silva
Direcção de cena: Maria João Lima
Desenho de som: Serafim Barreira
Desenho de luz: João Fontes
Design gráfico: Eva Ângelo
Edição de partituras: Carlos Meireles
Pianistas correpetidores: Ana Margarida
Coelho, Cristina Gonçalves, João Lima, Madalena Duarte, Marlene Fernandes, Olga Vasilieva, Paula Peixoto e Pedro Andrade
Produção: Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga
Assistentes de produção: Luís Peixoto, David Braga,
António Silva


Link